Basta clamar

Leitura bíblica: Mateus 7.7-11

Até agora nada tendes pedido em meu nome; pedi e recebereis, para que a vossa alegria seja completa (Jo 16.24).


Muitos anos atrás, um jovem oficial do exército que estava doente, voltava da Europa em um navio. Ele caiu de cama e todos viram que ele estava prestes a morrer. Então, ele pediu a um amigo para que escrevesse um telegrama e enviasse para sua mãe o mais rápido possível. Naquela época era a melhor maneira de se comunicar. O telegrama dizia: Mãe, estou muito doente. Assinado, Charlie. Alguém perguntou por que ele não contava no telegrama sua verdadeira situação, pedindo para que ela viesse até ele. O jovem oficial disse: Porque, se eu disser, ela virá. Ele sabia que, sempre que ela percebia que seu filho precisava de ajuda, ela o ajudava imediatamente, mas o jovem não queria que ela saísse de casa. Um pastor comentou esta história dizendo: Cristo faz exatamente o mesmo por nós. Ele está esperando para ouvir nossa necessidade e trazer a ajuda de Deus imediatamente. Basta clamarmos a ele.

O jovem não informou sua grave situação para não preocupar ou dar trabalho para a sua mãe. Ele sabia que ela teria de enfrentar muitas dificuldades para chegar até ele. Talvez nem desse tempo dela chegar e encontrá-lo com vida. Por isso, se limitou a avisá-la que estava doente. Assim já ia preparando o coração dela para o momento difícil que iria enfrentar com a sua morte. 

Nós podemos dizer tudo a Deus, levar nossos problemas a ele. Além de ouvir nosso pedido imediatamente, ele irá nos ajudar. Nosso texto base diz: Peça e você irá receber. Busque, procure e você irá encontrar, bata e a porta se abrirá. Calvino diz que neste texto encontramos um preceito e uma promessa. Como preceito, temos a recomendação: Pedi, buscai, batei. E as promessas são: Receberei, acharei, abrirei. Fé e ação. Precisamos confiar, mas também clamar. Manter comunhão com Deus e agradá-lo. “O SENHOR dá graça e glória; nenhum bem sonega aos que andam retamente” (Sl 84.11b).


Toda dádiva vem do Pai das luzes.