Introspecção
Leitura Bíblica: Salmo 139.1-5
Quem há que possa discernir as próprias faltas? Absolve-me das que me são ocultas (Sl 19.12).
As muitas atividades e os tantos cuidados deste mundo nos levam a viver uma vida de ativismo. E assim, muitas vezes, não temos tempo nem disposição para parar um pouco, pensar na vida e fazer um balanço de como estamos agindo. Fazer um exame mais detalhado, uma sondagem melhor do coração e pensamentos. Estamos nos últimos dias deste ano, tempo em que às vezes aceleramos ainda mais, tentando finalizar algumas atividades que não podem ficar para o próximo ano. Mesmo assim, é muito oportuno encontrarmos tempo para a introspecção. “Examine-se, pois, o homem a si mesmo” (1 Co 11.28a). “A prática da introspecção é a arte de investigar-se acuradamente a si mesmo com o propósito de localizar os erros e os acertos, as qualidades boas e as qualidades más, a virtude e o pecado, o sucesso e o fracasso, sempre sob a perspectiva cristã” (Elben M. Lenz Cézar).
Precisamos fazer um autoexame. Para que isso possa ser possível, em primeiro lugar, devemos pedir a ajuda de Deus. Ele nos conhece mais do que nós mesmos nos conhecemos (Sl 139.1-3). Por isso devemos fazer a oração do salmista Davi: “Examina-me, SENHOR, e prova-me; sonda-me o coração e os pensamentos” (Sl 26.2). Pedir que o Senhor abra nossa visão para a realidade de quem nós realmente somos, qual o nosso verdadeiro estado e o que precisamos mudar. Temos muita dificuldade de discernir as próprias faltas, facilmente nos desculpamos. Devemos pedir a Deus: “Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração, prova-me e conhece os meus pensamentos; vê se há em mim algum caminho mau e guia-me pelo caminho eterno” (Sl 139.23-24).
Precisamos saber qual é a nossa realidade espiritual. “Que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma?” (Mc 8.36). Pouco adianta terminarmos mais um ano cumprindo várias metas, em reuniões importantes, se não cuidamos de nossa vida espiritual, se nossa alma está doente.
Examine-se a si mesmo.