Críticas infundadas
Leitura Bíblica: João 6.41-51
Os tais são murmuradores, são descontentes, andando segundo as suas paixões. A sua boca vive propalando grandes arrogâncias; são aduladores dos outros, por motivos interesseiros (Jd 1.16).
Conta a história que, quando Michelangelo terminou a estátua de Davi, o governador de Florença veio examinar a obra. Ficou contente com o que viu, mas olhando para a estátua teve a coragem de fazer uma crítica: O nariz... o nariz é grande demais, não lhe parece? Michelangelo olhou atentamente para Davi e calmamente respondeu: Sim, acho que é um pouco grande. Apanhando o cinzel, o martelo e um punhado de pó de mármore, ele subiu no andaime. Com muito cuidado, ele martelou, deixando que pequenas quantidades de pó caíssem ao chão com cada batida. Finalmente, ele parou e perguntou: Olhe agora para o nariz. Está bom? Ah - respondeu o governador - está bem melhor. Está muito melhor. Você lhe deu vida. Michelangelo desceu, segundo a antiga história, “sentindo grande compaixão dos que desejam parecer bons julgadores de questões das quais nada sabem”. Lloyd John Ogilvie comenta esta história: “Que grande maturidade mostrou o artista em aceitar a crítica! Mas ficamos a imaginar se o governador tinha o direito de criticar numa área em que não era perito. Alguns de nós criticamos tudo. Consideramo-nos peritos cuja tarefa é endireitar todo mundo em todos os assuntos. O perigo é também criticarmos a maneira de Deus dirigir o universo”.
Realmente que sabedoria teve o escultor. Não é fácil ouvir uma crítica de alguém que nem sabe o que está falando. E bem nos lembrou Ogilvie, pior do que criticarmos alguém mais experiente é tentar dar palpite ao grande Deus, criador de todas as coisas. Quantas vezes queremos dizer como acreditamos que Deus deve agir. Quantas vezes reclamamos das coisas que não estão do nosso agrado. Que possamos ser mais humildes, dando menos palpite no trabalho e na vida dos outros. E que também sejamos agradecidos. Mesmo achando que as coisas não estão como queríamos, lembremos que Deus sabe o que está fazendo.
Sejamos cheios de gratidão.