Fé e confiança
Leitura Bíblica: Gênesis 21.1-7
Eis que Deus é a minha salvação; confiarei e não temerei, porque o SENHOR Deus é a minha força e o meu cântico; ele se tornou a minha salvação (Is 12.2).
Acredito que todos nós esperamos que algo especial aconteça. Pode ser que esta espera seja por maior tempo do que imaginamos. É natural neste tempo, desanimarmos, desistirmos e até desacreditarmos da possibilidade desta conquista. Mas devemos lembrar que Deus tem o tempo perfeito para tudo. Se algo que buscamos ainda não aconteceu, não adianta desesperar ou tentar apressar as coisas. “Aquele que crê não se apressa, mas espera pacientemente pelo tempo de refrigério e atreve-se a confiar a Deus o dia de amanhã” (Jeremy Taylor). No lugar da ansiedade, devemos nos aproximar de Deus em confiança. Quem entrega seu futuro a Deus tem, no lugar da ansiedade, uma gostosa sensação de expectativa. Já se alegra antes mesmo de ver seu sonho realizado. Na certeza de que Deus cumpre as suas promessas, consegue descansar no tempo que ainda resta.
Em nosso texto base vemos Deus cumprindo a promessa que fez a Abraão. Sara deu à luz a seu filho Isaque. “Sara concebeu e deu à luz um filho a Abraão na sua velhice, no tempo determinado, de que Deus lhe falara” (Gn 21.2). Interessante que, mesmo eles já estando bem velhos, o texto diz que foi no tempo determinado. Tudo acontece no tempo determinado, da forma perfeita de Deus.
Deus não tem pressa. Às vezes nos faz esperar para nos disciplinar, para que estejamos mais maduros. Muitas vezes também não ficamos sabendo os porquês de Deus. Fato é que “enxergamos todos os eventos a partir da limitada perspectiva do tempo. É como tentar dirigir um carro olhando através de um canudo. Estamos aqui embaixo, no nível da rua, e nossa visão mal consegue enquadrar a paisagem. Deus, porém, não está restrito pelo tempo ou pela perspectiva humana. Ele vê os eventos do alto, absorvendo o panorama completo” (Charles R. Swindoll). A maior parte dos problemas que enfrentamos está relacionada a nossa limitação, em não vermos os fatos de forma geral.
Confie e espere em Deus.