O sábio e o tolo
Leitura Bíblica: Tiago 1.5-8
Ensina-nos a contar os nossos dias, para que alcancemos coração sábio (Sl 90.12).
Você sabe qual é a diferença entre o sábio e o tolo. William MacDonald dá a seguinte resposta a esta pergunta: “A diferença essencial entre o homem sábio e o tolo é que o homem sábio ouve e o tolo não. Não é uma questão da capacidade mental do tolo. Ele pode na verdade ter uma capacidade intelectual acima do normal. Porém, ele simplesmente não aceita que lhe digam o que fazer. Trabalha sob a ilusão fatal de que seu conhecimento é infinito e seu discernimento é infalível”. “O sábio ouvirá e crescerá em conhecimento...” (Pv 1.5 – ACF).
O tolo realmente não é aquele que não sabe o caminho. O grande tolo é aquele que, mesmo sabendo o caminho, insiste em não seguir por ele. Como se não bastasse corre em direção contrária, o tolo não quer ouvir. Ele não aceita o conselho dos outros e se fecha para voz de Deus. Sua tolice está em se convencer de que o errado é certo. É sempre cheio de argumentos e gosta de aconselhar os outros até em coisas que ele mesmo não faz. Devemos ter cuidado, pois o caminho do tolo é ladeira abaixo. Facilmente somos atraídos por ele. O tolo vai pelo caminho da facilidade. O maior inimigo do tolo é ele mesmo.
Enquanto o tolo não quer ouvir, o sábio entende que sua vida depende de sua humildade de espírito. Ele aprende, porque para ouvir, ele cresce porque está atento aos bons conselhos. Assim também tem prazer em anunciar sabedoria, levar seu conhecimento a seu próximo com amor. Para o sábio não é difícil reconhecer seus pecados. Ele entende que é mais importante agradar a Deus do que a si mesmo. O sábio reconhece que necessita aprender, por isso, como nosso texto base ensina, clama a Deus por sabedoria. “Se, porém, algum de vós necessita de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente e nada lhes impropera; e ser-lhe-á concedida. Peça-a, porém, com fé, em nada duvidando” (Tg 1.5-6a).
Busque sabedoria, busque a Deus.