Graça e bondade
Leitura Bíblica: Gálatas 6.6-10
Não te desamparem a benignidade e a fidelidade; ata-as ao pescoço; escreve-as na tábua do teu coração (Pv 3.3).
Não te desamparem a benignidade e a fidelidade; ata-as ao pescoço; escreve-as na tábua do teu coração (Pv 3.3).
Dar e receber. A vida consiste em relacionamentos. Uma experiência de troca, na qual não só damos e nem só recebemos. Quando pensamos em doar, logo pensamos em dinheiro, mas será que dar algo material para alguém é o maior exemplo do doar? Acredito que não. Uma doação em dinheiro pode ser muito impessoal, pode representar apenas o desejo de tirar um peso da consciência e cumprir uma obrigação. Existem muitas outras formas mais importantes de doar sem ser a doação de bens materiais. Khalil Gibran disse sobre isso: “Você dá pouco quando dá seus bens. É quando você se doa que você realmente dá”.
O que podemos doar? O que temos a oferecer? A primeira coisa é o nosso tempo. Dar tempo é realmente dar um pouco de nós. Vivemos tão centrados em nós mesmos que é até difícil ouvir os outros. Ficamos presos ao celular até mesmo quando alguém está conversando conosco. Precisamos dar atenção aos outros. Ouvir o que dizem e nos dispor a ajudar quando necessitam. “O valor de um ser humano reside na capacidade de se expandir, de sair de si mesmo, de existir para outras pessoas” (Milan Kundera).
Em nossos relacionamentos, outra coisa muito importante que devemos dar é o perdão. O perdão é algo que precisamos receber, mas também dar. “Perdão. Esse é um dos maiores presentes que você pode se dar, perdoar. Perdoe a todos. Você ficará aliviado de não carregar esse fardo de ressentimento. Você estará realmente mais leve” (Maya Angelou). Interessante que até quando perdoamos ganhamos. Ganhamos paz, ganhamos um amigo, agradamos a Deus.
Que sempre estejamos dispostos a doar, seja financeiramente, seja nosso tempo, nossos talentos, nossa sabedoria. Muitas vezes nosso foco está no que podemos ganhar ou tirar proveito. Na verdade, nosso foco sempre deve ser o que podemos oferecer. Agir assim mostra que entendemos o chamado de Deus para amar nosso próximo como a nós mesmos.
Faça o bem.