Luzes do Natal

Leitura Bíblica: 2Coríntios 4.1-6

Estava chegando ao mundo a verdadeira luz, que ilumina todos os homens (Jo 1.9)


Nesta época do Natal vemos luzes por todos os lados. Muitas cidades aproveitam estes dias para enfeitar com luzes suas praças e avenidas. Às vezes, não paramos para pensar na relação que a iluminação das cidades tem com Jesus e o verdadeiro natal. O Rev. Abival Pires da Silveira escreveu um texto citando vários versículos em toda Bíblia que declaram que Jesus é a luz. Fala do profeta Isaías: “O povo que andava em trevas viu uma grande luz, e aos que viviam na região da sombra da morte resplandeceu-lhes a luz” (Is 9.2). João, que usa essa imagem da luz e das trevas para falar a respeito da chegada de Jesus: “A luz resplandece nas trevas e as trevas não prevaleceram contra ela” (Jo 1.5). Simeão, que aguardava ansioso a chegada do Messias, ao tomar o menino Jesus nos braços, quando da sua apresentação no templo, exclamou evocando o profeta Isaías: “Luz para os gentios, glória do povo de Israel” (Lc 2.32). E o próprio Jesus, que dá um testemunho eloquente de si mesmo quando afirma: “Eu sou a luz do mundo: aquele que me segue jamais andará em trevas” (Jo 8.12). 

O final do texto do Rev. Abival diz: Jesus é essa luz eterna que nunca se apaga e quer que cada um de nós também seja uma chama ardente, uma luz colocada no velador: “vós sois a luz do mundo… assim brilhe também a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai que está nos céus” (Mt 5.14 e 16).

Que possamos, especialmente nestes dias, ao olhar as luzes do Natal, lembrar de Jesus, a verdadeira luz. Somente a luz de Jesus pode eliminar as nossas trevas. Que possamos segui-lo na certeza de que assim teremos um caminho iluminado. Ao olhar para as luzes, vamos nos lembrar da Palavra de Deus que é lâmpada para os nossos pés (Sl 119.105). E também, que sempre possamos nos dispor a cumprir nosso chamado de ser luz. Quem recebe luz não consegue ficar sem refleti-la. 


Deus é luz.