Grande tesouro
Leitura Bíblica: Êxodo 17.1-7
Quem me oferece sua gratidão como sacrifício, honra-me (Sl 50.23).
Diz a lenda que, certa vez, um homem caminhava pela praia numa noite de lua cheia. Pensava desta forma: “Se tivesse uma casa grande, seria feliz. Se tivesse um excelente trabalho, seria feliz. Se tivesse uma companheira perfeita, seria feliz”. Nesse momento, tropeçou numa sacolinha cheia de pedras e começou a jogá-las, uma a uma, no mar, enquanto dizia: “seria feliz se tivesse…” Assim o fez até que a sacolinha ficou com uma só pedrinha, que decidiu guardar. Ao chegar em casa, percebeu que aquela pedrinha tratava-se de um diamante muito valioso. Esta ilustração de autor desconhecido terminava perguntando: “Você imaginou quantos diamantes jogou no mar, sem parar para pensar? Quantos de nós vivemos jogando fora nossos preciosos tesouros por estar esperando o que acreditamos ser perfeito ou sonhando e desejando o que não temos, sem dar valor ao que temos perto de nossas mãos? Olhe ao seu redor e, se você parar para observar, perceberá quão afortunado você é. Muito perto de você está sua felicidade. Observe a pedrinha, que pode ser um diamante valioso. Cada um de nossos dias pode ser considerado um diamante precioso e insubstituível. Depende de nós aproveitá-lo ou lançá-lo ao mar do esquecimento para nunca mais recuperá-lo”.
Em nosso texto base o povo pede água a Moisés. Não tendo água, no lugar de tentar buscar uma solução, começaram a murmurar a ponto de desprezarem a liberdade que tinham. Fico pensando como foi grande a ingratidão deles em achar que Deus os libertaria para morrer no deserto.
No lugar da murmuração, devemos viver em constante gratidão. Devemos lembrar que cada dia é um grande diamante, um grande presente e bênção. Independentemente do que aconteça, a murmuração é um péssimo hábito. Quem reclama demais acaba se acostumando a reclamar. Quem só murmura perde oportunidades, está na escuridão e não consegue enxergar o brilho de um novo dia.
A vida é um grande tesouro.