Prega a palavra
2Timóteo 4.1-5
Pregue a palavra, esteja preparado a tempo e fora de tempo, repreenda, corrija, exorte com toda a paciência e doutrina (2Tm 4.2).
Vivemos o tempo que Paulo diz em 2Timóteo 4.3: “Pois haverá tempo em que não suportarão a sã doutrina; pelo contrário, cercar-se-ão de mestres segundo as suas próprias cobiças, como que sentindo coceira nos ouvidos”. Um tempo em que a busca por novidades e religiosidade mística supera a busca pelo conhecimento da verdade. Por isso, se torna cada vez mais necessário pregar a palavra.
Pregue a palavra - Não basta ouvir, aprender e guardar a palavra, devemos anunciá-la a outras pessoas.
Esteja preparado - Esteja de prontidão, disponível. Pregar a palavra é uma necessidade urgente. Não existe notícia mais importante do que anunciar a situação do pecador diante de Deus. Fale sobre a necessidade de arrependimento. Fale sobre o amor de Jesus, sua graça e salvação. Ensine os caminhos de Deus.
Repreenda, corrija, exorte - São várias as formas que podemos anunciar a mensagem de Deus às pessoas. Quem anuncia a Palavra deve corrigir, repreender e exortar. “O pregador deve usar argumentos, repreensão e apelo, o que vem a ser quase uma classificação de três abordagens: a intelectual, a moral e a emocional. Porque muitas pessoas acham-se atormentadas por dúvidas e precisam ser repreendidas; outras, ainda, são perseguidas pelas dúvidas e precisam ser encorajadas. A Palavra de Deus faz tudo isso e muito mais. É nosso dever aplicá-la contextualmente” (John Stott).
Com toda a paciência e doutrina - Paciente na forma de expor. Paciente na espera em Deus em ver os resultados na vida de quem ouviu a pregação. Também é necessário pregar com doutrina. Uma pregação com conteúdo. Um ministério com exposição bíblica fiel.
Paulo quer que Timóteo siga seu exemplo. Paulo dá seu testemunho dizendo em Atos 20.20: “Vocês sabem que não deixei de pregar-lhes nada que fosse proveitoso, mas ensinei-lhes tudo publicamente e de casa em casa”.
Compartilhe a mais importante informação.